ACOMPANHAMENTO CLÍNICO

Um “Voa passarinho” dito pela Greici, na consulta de despedida, tornou impossível segurar as palavras em minha mente, que transbordaram quando me percebi com “alta”, organizando-se num poema que gostaria de deixar aqui…

Busquei a Greici ser psicóloga do meu filho. Mas a pandemia mudou nossos destinos em tanto, que acabamos como terapeuta e consulente. Um processo doloroso, sim, como todo o é, mas que sinto muita saudade, diante da transformação promovida em conjunto com muito carinho e confiança.
Só tenho a agradecer e indicar esta mulher gigante, como uma excelente (e competente) psicóloga à todos que um dia necessitarem deste auxílio.
Como ela mesma diz: “estou a disposição na imensa floresta da nossa existência, segurando o espelho para que diante dele Te encontres, de maneira que possas Ver quem És, e Como És!“
(Cintia Guimarães | Mãe | Acompanhamento clínico e orientação parental)
Carta aberta à minha terapeuta

Hoje finalizei um ciclo do meu processo terapêutico. O que este ciclo me ensinou? Fácil responder:
Me ensinou a olhar para trás (E PARA DENTRO). Me ensinou olhar para o agora (E PARA DENTRO). Me ensinou olhar para o futuro (E PARA DENTRO)… sempre para dentro, independente do momento do tempo.
Eu sempre olhei para trás, mas nunca consegui olhar para dentro…Eu sempre olhei para frente, mas nunca consegui olhar para dentro… Eu sempre olhai para o agora, mas nunca consegui olhar para dentro… Eu olhava para o vazio, eu olhava e não me via, não me sentia. Este comportamento de não olhar para dentro foi aprendido, reproduzido… talvez tenha surgido minha pela necessidade básica de autoproteção. Eu não sabia nem como olhar para dentro nem o que fazer para lidar com o que me traria olhar para dentro, muito menos me autoproteger do que encontraria lá.
(Manuela Karloh | Professora e Pesquisadora | Acompanhamento Clínico)
COMO FUNCIONAM OS ATENDIMENTOS?
O atendimento psicológico on-line tem se apresentado como uma possibilidade prática e funcional de conciliar as demandas pessoais e profissionais a um espaço de acolhimento individual no qual as janelas virtuais das plataformas de atendimento remoto nos permitem vislumbrar as paisagens internas de medos e desejos.
A escuta especializada se apresenta como uma importante ferramenta de autoconhecimento e reconstrução de si.

“Os percursos de nossa existência nos apresentam situações que nos desafiam a reconhecer e transformar nossos modos de ser e estar no mundo e nas relações. Os ciclos de vida assim como as estações do ano nos trazem e demandam mudanças que nem sempre nos sentimos prontos e seguros de realizar, ter um espaço tempo seguro no qual alguém nos apoia sem julgamentos é trilhar o caminho do autocuidado rumo a autorealização”. (Greici).